sábado, 30 de junho de 2012

O brincar é essencial para que o desenvolvimento infantil se amplie com todo o seu potencial e integridade possível”, é o que diz a professora Beatriz Caba em entrevista para a revista Educação Infantil. O ato de brincar permite a criança demonstrar seus sentimentos, humor, os vínculos afetivos, suas vontades e muito mais colaborando para o seu desenvolvimento afetivo e cognitivo.
            As atividades lúdicas também estão presentes nas brincadeiras e fazem parte do planejamento diário do professor de educação infantil. O lúdico proporciona contato com o concreto, que é de crucial importância nesta fase do desenvolvimento infantil, possibilitando assim a formação de estruturas físicas, psíquicas, emocionais, cognitivas e sociais.
            Muitas vezes se pensa que deixar as crianças brincarem de faz de conta é uma perda de tempo, mas são nestas pequenas brincadeiras que podemos observar como as crianças distribuem os “papéis” da brincadeira, o que cada um deve fazer, onde devem estar, os objetos que transformados dentro da imaginação de cada um, onde podem criar e recriar seus “papéis”, isso tudo é muito importante, marcando um desenvolvimento criativo e saudável.
            A terra, a água, os animais, as árvores, as folhas, as pétalas, os galhos e as pedrinhas são recursos criativos para a infância, sua exploração e investigação permitem à criança vivenciar e aprender ludicamente a realidade, potencializar seu senso perceptivo, exercitar a curiosidade e a observação.

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