sábado, 30 de junho de 2012

Brincadeiras e atividades lúdicas na Educação Infantil

Se existe uma fase da vida que se resume a brincar é a etapa pré-escolar. Nessa idade, as crianças já estão mais autônomas em relação aos cuidados dos adultos do que na creche, sabem como é divertido jogar em grupo, vivem à base da fantasia e adoram uma descoberta.
            Para as crianças muito pequenas, os brinquedos funcionam como estimulante visual, auditivo e tátil. Esse é um fator muito importante já que os pequenos aprendem a brincar, principalmente através das sensações proporcionadas pelo mudo exterior. Então tudo precisa ser concreto, para que possam tocar, cheirar e morder. Muitas vezes só com o som da voz se faz um brinquedo.
            Existe a possibilidade do educador montar um espaço que pode dispor, por exemplo, de um teatrinho de fantoches, que vai desenvolver a linguagem, a pseudoleitura, a leitura e a representação; alguns objetos que estimulem as habilidades motoras,como uma gangorra, e brinquedos com som para promover a parte sonora; bonecas que as meninas possam vestir e desvestir; carrinhos para que os meninos possam monta e desmontar; um espelho com camarim para que as crianças possam se fantasiar.
            Enfim o brincar é extremamente importante no desenvolvimento do ser humano e uma forma através da qual a criança constrói o próprio conhecimento, principalmente nas etapas iniciais da infância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário